segunda-feira, 6 de julho de 2009

Rio?

dia desses um amigo estrangeiro me falou dum encontro que teve na praia de Copacabana. estava ele parado no calçadão, quando um rapaz se aproximou e puxou papo. no meio da conversa, o rapaz, que veio do interior do Nordeste, disse:
"na minha cidade eu não tinha emprego, nem dinheiro. vim pro Rio de Janeiro achando que as coisas iam mudar. não mudou nada. mas quando eu olho pra esse mar eu não consigo ficar triste"

Vincent Cassel, um francês apaixonado pelo Brasil, deu a seguinte declaração na sua última visita no mês passado:
"Não sou como aquelas pessoas que pensam que 'todo mundo está feliz, todo mundo quer dançar', como diz a música da Xuxa. Mas acho que aqui vocês têm uma mistura de alegria, felicidade e tristeza, sentimentos que estão sempre juntos. É isso que se chama poesia."

eu ainda estou tentando entender essa cidade, e quem sabe, esse país, tão enorme e diverso. mas confesso que nos últimos dias nem a paisagem deslumbrante que observo da Avenida Niemeyer tem aliviado o aperto no peito. o Rio, pra mim, tem se tornado cada vez mais cinzento. e não tô falando do nublado constante, que particulamente me angustia. falo da falta de um horizonte. falo da fila indiana em que caminhamos, empurrando uns aos outros para um precipício na Niemeyer. rezando para encontrar uma raiz no meio da queda, rezando para não cair nas pedras, rezando para que o mar não nos trague.

numa dessas conversas de ônibus, ouvi um menino de uns 3 anos comentar empolgado no colo do pai:
"o mar, papai! olha o mar!"
para em seguida indagar, surpreso, como se fosse o maior absurdo do mundo:
"o mar tá sujo! olha lá, o mar tá sujo! quem sujou o mar, papai?"
e o pai insensato respondeu: "não sei"
deveria ter dito: "foi a gente, meu filho."

Um comentário:

  1. MIga, faz tempo que sinto isso. O Rio é realmente uma cidade maravilhosa, mas está tão estragada. Quem nunca saiu do Rio, imagina, mas não sabe como é viver sem neurose, sem ter medo de andar (ou parar) na rua... Uma pena. Bjs

    ResponderExcluir